Cattleya Bicolor

Cattleya bicolor no habitat 
Mais uma Cattleya brasileira!!!! Ocorre nos estados de Goias, Brasilia, São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo. Tem o seu nome devido as duas cores que predominam na flor e por serem muito intensas são as que se destacam. As flores apresentam variação nas cores da petalas e sepalas, que vão do marrom ao ocre(meio esverdeado), e os labelos do roxo na cor tipica ao branco na cor alba e são muito cerosas durando em média 20 dias.
Cattleya bicolor no habitat 
Costuma emitir de uma até quinze flores numa só haste quando bem cultivada. A Cattleya bicolor se assemelha muito com as Cattleya amethystoglossa, C. guttata e C. leopoldii nas suas partes vegetais, emitindo duas , as vezes tres folhas e com bulbos de mais de um metro, que enche os olhos de tanto vigor!!! A época de floração da Cattleya Bicolor é no fim do verão, lá pelos meses de março e abril mas podem florir desde o fim de dezembro.
Cattleya bicolor caliman
. Vegeta em biomas de cerrado, altitude de 500 a 1200m, não tolera luz solar direta e é sempre  encontrada protegida em locais fechados de vegetação, mas com otima ventilação. É bem versátil vegetando no habitat. A especie tem hábitos epifitos, mas vegeta tambem na forma terrestre( sobre os detritos da floresta), e também na forma rupicola(sobre rochas, fixada nas fendas.)
 Por ser encontrada em diferentes estados hoje está dividido em tres tipos a espécie.
 São eles:
Cattleya bicolor, Cattleya bicolor var. brasiliensis e Cattleya bicolor var. minasgeraisensis.

As variações de cores são muitas, Alba, albescens, coerulea, measureiana, semi-alba , suave, puctata e tipo.
Cattleya bicolor coerulea
O cultivo em casa é mais dificil que outras bifoliadas pois suas raizes são mais sensiveis e precisam de umidade adequada, não podem ficar encharcadas, necessitando de muita aeração para não apodrecer.
Também é uma planta que vai melhor entouceirada, podendo ficar em vaso de barro, plástico e cachepo, mas sempre com substrato condizente com sua exigência de umidade e ventilação!
A luz para a Cattleya bicolor deve ser indireta,
O sombrite de 50% resolve...
 A umidade relativa do ar não deve baixar de 50% pois assim prejudica bastante a espécie que desidrata com facilidade, seus bulbos tipo "cana".
 Nas horas mais quentes do dia pode-se molhar o chão para aumentar a umidade do ambiente.
A Cattleya bicolor é uma espécie de orquidea excepcional com uma grande força genetica, por isso muito usada em hibridações pois emite suas caracteristicas para suas sementes, gerando plantas com a mesma beleza do seu labelo, marca registrada daa flores!!!
Cattleya bicolor alba
O seu labelo não apresenta lobulos laterais, deixando toda a coluna exposta, e chamado de "lingua de gato".
Atualmente a Cattleya bicolor vem sendo cruzada entre si usando as melhores plantas para obter um melhoremento genético da espécie, por isso sempre compre de orquidários especializados, pois alem de estar comprando uma planta mais facil de cultivar em casa estará ajudando a preservar a natureza e tambem "guardando" um material genetico muito especial...que pode ser usado para propagar a espécie... de uma unica flor se consegue milhares de sementes que poderiam ser usadas para repovoar os habitats da Cattleya bicolor.












cor tipica
Cattleya bicolor punctata

Cattleya bicolor  punctata
albescens
                                                                             
Cattleya bicolor semi-alba

Comentários