Como fazer um SPA para plantas desidratadas e sem raizes




Utiliza-se uma garrafa pet de dois litros limpa e desinfetada, um pedaço de isopor, um tutor(pode ser um palito de madeira, ou de plastico ou de metal) . A garrafa deve ser cortada mais ou menos no meio para que depois de cortada uma parte encaixe na outra transformando-a em um "pote com tampa".

O isopor deve ser cortado no formato redondo da garrafa, um pouco menor... (o isopor é onde a planta ficará presa ao tutor, que depois de amarrar a planta a ele deve ser "espetado"no isopor, deixando a planta em pé e firme!)

No fundo da garrafa coloca-se um pouco de agua. Pode ser apenas agua limpa mesmo sem nenhum adubo.

Depois de tudo preparado coloque o isopor com a planta por cima para que o isopor fique meio que boiando( não adianta por muita agua pois o isopor bóia demais e pode virar...)

Depois você fecha com a outra parte da garrafa e coloca ela em cima de uma bancada onde receba um pouco de luz. esse ambiente na verdade deve se chamar SPA pois a planta respira 100% de umidade o que faz com que vegete mais rápido e com muita qualidade voltando a brotar e enraizar em alguns meses!!!

A planta antes de ser colocada no SPA foi retirada com cuidado do vasinho onde se encontrava e lavada delicadamente... depois foi deixa-da de molho em um pouco de agua com adubo diluído homeopaticamente para ajuda-la a dar um "start". normalmente se usa um enraizador. Esse enraizador pode ser o complexo B comprado em farmácia, na versão liquida. DILUA: 10 gotas em um litro de agua e deixe por no mínimo 20 minutos de molho e depois faça o procedimento de coloca-la no SPA.



Depois de tudo pronto é hora de colocar a planta no SPA:





Primeira etapa: A muda amarrada no tutor, nesse caso tutor de metal, e em cima do isopor. A planta foi fixada com arame encapado para que ficasse fixa (as plantas tendem a ficar estáticas se estiverem soltas) e pudesse voltar a brotar.
( Note que ela já tem dois brotos e tem duas raizes novas!)
Essa da foto esta no SPA a um mês!! Em média dois meses se tem resultados...Foi comprada na Holambra em um garden, foi verificado no local que a mesma estava com os dias contados, pois estava solta no vaso e sem raizes!rsrs... Ai resolvi comprar e tentar salva-la, mesmo sem saber como é sua flor só pelo prazer de cultivar.








Aqui nesta foto a segunda etapa, ela já dentro do SPA, aguardando para ser fechado com a tampa... 









Essa terceira foto já com a tampa e finalizado pronto pra ir para o orquidário. 
(Essa foto é de uma planta que tem um mês ai dentro e mostra como fica a parte interna da garrafa) por isso que é um SPA!!!!
A umidade é abundande e numa condição que a planta consegue absorver pelas folhas pois a agua evapora e nesse momento os estomatos(glandulas que se abrem e fecham localizada nas folhas) se abrem e a agua entra dentro na planta em forma de vapor criado pelo calor que faz condensar a agua que fica no fundo da garrafa!





Como funciona: Três nutrientes a planta absorve em maior abundância na natureza e sem a necessidade de as pessoas adubarem.(Um vem do ar e da agua ,outro da agua, e o terceiro vem da micro atmosfera interna em forma de co2 .)

Apenas é necessário que o lugar onde ficam seja equilibrado como numa floresta.... Se houver fungos agressivos atacando a planta dificilmente ira conseguir salva-la pois o ambiente interno da garrafa vai beneficiar o fungo também e como a planta já se encontra debilitada o fungo continuará a ataca-la até a morte, por isso nem sempre é possivel salvar a orquidea... quanto antes for notada a necessidade de cuidados, mais chances tem de dar certo!  Bom agora todo mundo pode tentar salvar suas plantas!!!


                         
ESTÁ FOI A PRIMEIRA FLOR DA PRIMEIRA PLANTA QUE CONSEGUI SALVAR COM A TECNICA DO SPA, AINDA A PLANTA ESTAVA DEBILITADA POIS SUA FLORAÇÃO VISIVELMENTE ESTAVA DESBOTADA, MAS JÁ ESTAVA VALENDO A PENA!
NO SEGUNDO ANO A FLORAÇÃO JÁ NORMALIZOU E AS CORES REAIS APARECERAM.
APOS ESSA FLORAÇÃO A PLANTA FOI DIVIDIDA E HOJE SÃO DOIS VASOS QUE BROTAM E PROMETEM MAIS FLORES PELA FRENTE!!


Comentários