COMO FUNCIONA UMA ASSOCIAÇÃO ORQUIDOFILA E AS VANTAGENS DE SE ASSOCIAR


Hoje em dia as associações orquidófilas estão espalhadas pelo Brasil afora, pois com o aumento do numero de amantes de orquídeas a necessidade de unir as pessoas para troca de informação tem aumentado na mesma proporção. Alem disso é atravez da associação que uma cidade pode participar do circuito nacional de exposições de orquideas que é promovido pela Cordenadoria das associações de cultivadores de orquideas.
Uma associação de orquidófilos trabalha pelo progresso e divulgação do cultivo de orquídeas, incentivando e produzindo exposições  na cidade para unir as plantas com as pessoas, propagando a  cultura. Cultiva a ética e os bons costumes que são necessários a todos os seres humanos que vivem em sociedade. Promove Cursos, intercâmbio de informações e marca presença  em outras exposições prestigiando o cultivo de orquídeas por todo o Brasil. Fazem excursões, palestras sobre cultivo, confraternizações, premiações, trocas de plantas, etc., enfim cultiva a amizade!!!





Embora livros, revistas e a Internet sejam úteis, é no contato entre as pessoas e a observação dos vários métodos de cultivo que o orquidófilo se desenvolve cada vez mais rápido. Para os novatos que anseiam por conhecimento o contato com orquidofilos experientes acelera muito o aprendizado. Uma entidade orquidofila em geral costuma ser de utilidade publica e ser inscrita na secretaria da receita federal para obter um cadastro de pessoa jurídica. É  constituída pelo quadro de associados que pagam mensalidade para a manutenção da entidade, participação em exposições, etc. E  também é constituída de um estatuto e por cargos de diretoria que comandam a associação.
A diversidade de cargos depende do numero de associados que em geral é composto de: presidente; vice-presidente; primeiro e segundo secretários; tesoureiro e segundo tesoureiro; diretor técnico; diretor social; diretor de eventos; relação publica; encarregado de biblioteca, entre outros. E também conta com assessoria jurídica para cuidar da parte legal. Em seu estatuto é definido a periodicidade dos cargos que são definidos por eleição junto aos associados. Em contra partida os associados tem como deveres principais, zelar pelo bom nome da entidade, trabalhar junto com os colegas pelo progresso da orquidofilia, comparecer as reuniões e participar das exposições enviando juntamente com os outros associados suas plantas floridas.

 É também pratica das associações promover excursões para outras exposições onde os associados poderão ter contato com outros orquidofilos de outras associações, observar as plantas expostas e também adquirir novas plantas através dos orquidários que participam vendendo exemplares de orquídeas de varias espécies e tamanhos.
Voce que cultiva orquideas terá um imenso aprendizado se reunindo com pessoas com os mesmo interesses. Vai alem de aprender sobre cultivo, vivenciar a amizade, alimentar o entusiasmo e engrandecer a alma!!! No site da CAOB é possivel ver as cidades e os endereços das associações de varias cidades do Brasil. Quem se interessar pode pesquisar no site: www.caob.com.br
Um grande abraço a todos!! Lúcio Ximenes





Comentários