Pragas mais comuns em orquideas e seu combate natural


Um dos maiores pesadelos dos colecionadores de orquídeas é ver seus exemplares serem atacados por pragas, comprometendo sua saúde e beleza, e em casos mais sérios levando a planta à morte. Toda a planta tem naturalmente sua defesa, por isso além de tentar ajudar a planta a se recuperar com algum defensivo natural ou não, o segredo para minimizar esse mal é tentar descobrir o que está errado no cultivo, e que está debilitando as orquídeas, tornando-as vulneráveis a este tipo de ataque. Sinceramente pouco importa qual o veneno você deve usar para salvar a planta, pois a planta se for bem cultivada e nutrida não sofre com doença ou praga nenhuma, então na verdade ela não precisa de remédio nenhum. 
No meio da floresta este tipo de problema não acontece, porque lá a planta está adaptada e consegue tudo o que precisa no meio em que está. Alguns dos fatores que mais prejudicam o cultivo de orquídeas nos orquidários domésticos, são os excessos de umidade, falta de nutrição adequada e falta de luminosidade.

Tenthecoris 


Conhecido popularmente como baratinha ou percevejo, este inseto faz um estrago nas folhas ocasionando esbranquiçamento em vários pontos formando pequenas manchas brancas lado a lado que deixam a folha feia e uma porta de entrada para ataque de outros patógenos(fungos) nas plantas atacadas.Costumam surgir em colônias e gostam de sugar principalmente os brotos e as folhas jovens das plantas, porque são mais fáceis de furar. Adoram as Cattleyas, laelias e epidendruns...(por isso não descuide do cálcio na adubação...!! Ajuda a blindar a planta).
 O Tenthecoris, costuma se esconder  por
debaixo das folhas da planta, pois os besouro percebe a presença humana em curta distancia. Alem disso quando se sente ameaçado e esta em fase adulta, pode até alçar vôo impossibilitando a sua captura. Por isso tem que ser rápido, prepare uma solução de sabão neutro liquido 5 ml e 500 ml de agua limpa e coloque em um borrifador e aplique nas folhas atacadas molhando também todos os insetos que conseguir e repare que em poucos minutos a solução começa a fazer efeito e os bichinhos terão morte instantânea, em seguida  pegue uma escova de dentes usada e passe-a nas folhas atacadas pelo inseto, para ficar livre das fezes e dos ovos do inseto que podem dar origem a centenas de novos insetos.




                                                       

                                                     cochonilha (Coccidae )


cochonilha minuscula e com cera para proteção atacando uma Vanda

 Os Coccidae (coccídeos) são uma família de insetos pertencentes à superfamília Coccoidea.
 Bem mais de cem espécies diferentes de insetos sugadores de plantas e orquídeas!!!não descuide da adubação eim!!!)

São em geral conhecidos por cochonilhas, cochinilhas, escamas, lapinhas, piolhos-de-plantas ou piolhos-dos-vegetais. As fêmeas são achatadas com corpos ovais, por vezes coberto com uma cera(essas cobertas por cera são difíceis de combater pois a cera protege o inseto, é preciso uma escova de dente molhando em uma solução de sabão e água para arrancar ela da parte atacada( mesma receita 5ml de sabão para 500ml de água). Em alguns dos gêneros as fêmeas possuem pernas, mas outras são desprovidas de pernas e as antenas podem ser encurtadas ou ausentes. Os machos podem ser alados e copulam com
cochonilha de cera
muitas fêmeas que depois não param mais de produzir filhotes. Enquanto sugam a planta excretam uma substancia adocicada que é apreciado pelas formigas que ficam de pajem cuidando e recolhendo o “néctar” enquanto os insetos não param de sugar, inclusive as formigas é que mudam as cochonilhas de lugar na planta, e levam elas os que nascem para outras partes da planta ou até para outras plantas. As cochonilhas não consegue se locomover. Na minha opinião tanto o inseto como a formiga fazem o papel que lhes cabem e não sabem que a orquídea tem dono...Só que tem um porem nessa historia, os ataques severos dessa praga só ocorrem se a planta já estiver desnutrida... não conseguindo se defender. Plantas sadias costuma saciar a “fome” das formigas soltando pequenas gotículas de seu mais precioso néctar, fazendo assim uma sadia parceria onde a planta fornece para a formiga o seu néctar e as formigas defendem a orquídea de ataques de praga. Muito interessante observar o equilíbrio da natureza em duas situações distintas onde a formiga trabalha para manter esse equilíbrio. Nunca acreditei que as formigas fossem prejudiciais as plantas e observando e cultivando orquídeas aprendi que a formiga atua conforme a condição da planta, se estiver debilitada e a morte for um caminho natural ela acelera esse processo reciclando e tornando sustentável o meio. Mas se a planta estiver saudável e bem nutrida a formiga apenas recolhe seu “pagamento” e nada faz a planta.
cochonilha algodão

Para evitar o aparecimento além de adubar corretamente as suas plantas, você poderá fazer o seguinte:

-Observe o local de cultivo e tente fazer diminuir a umidade do local, regando mais espaçadamente, aumentando a distancia entre os vasos permitindo que a ventilação melhore, mantendo limpa o local de cultivo e bancadas, pode até pendurar as plantas dificultando para as formigas e outras pragas.
- observar periodicamente as plantas, principalmente as que floriram recentemente e provavelmente estão com as reservas baixas, pois a floração exige muita energia da planta que acaba ficando mais frágil nesse período.
-Cortar  a espata ou haste que estiver sem flores e secando.
-Retirar com escova de dente as palhas secas do bulbo da planta, pode ser com a solução de 5ml de sabão neutro para 500ml de agua.
-Não se esqueça que as Cochonilhas gostam de orquidários com muita umidade, pouca ventilação e pouca iluminação.


O controle desta praga poderá fazer com o óleo de Neem, óleo extraído de uma arvore de mesmo nome e de origem asiática mas já  muito utilizado no Brasil, fácil de achar em casas agropecuárias e gardens. O óleo é diluído em agua conforme receita na embalagem do produto e aplicado com aspersor. Ele mata os ovos, esteriliza os insetos adultos evitando que procriem. Só a solução de sabão não evita que a praga volte.

www.agrooceanica.com.br


Vantagens do Óleo de Neem:
- Mundialmente aprovado para uso na agricultura e pecuária orgânica.

- Não tóxico para o homem e animais domésticos.
- Totalmente biodegradável sendo eliminado no meio ambiente em poucos dias.
- Usado no controle de mais de 418 tipos de insetos.














                                            caracois  lesmas 


Caracóis são os moluscos gastrópodes terrestres de concha espiralada calcária, pertencentes à subordem-Stylommatophora, que também inclui as lesmas.
 São animais com ampla distribuição ambiental e geográfica. Respiram através de um pulmão e possuem hábito noturno, abrigando-se durante o dia em lugares escuros e úmidos onde vivem e depositam   seus ovos  que parecem uma massa translúcido, cuja coloração varia do creme ao amarelo-brilhante.
O nome "caracol" vem do latim cochleolus e, no Brasil e em certas partes de Portugal, é usado principalmente para as espécies terrestres, enquanto que as espécies aquáticas são chamadas caramujos.



- As diversas espécies de caracóis se distinguem especialmente pela concha que é, na verdade, o esqueleto externo do animal. Essa concha é feita de calcário, e pesa pouco mais de um terço do peso total.
A espécie Achatina fulica, caramujo-gigante-africano foi introduzida de forma ilegal no Brasil e é o maior da espécie, mas geralmente as espécies que atacam as orquideas são bem menores dificeis de ver durante o dia.Os caracóis são essencialmente herbívoros e se alimentam de restos vegetais. Quando no orquidário eles se alimentam das partes das orquídeas, brotos folhas e principalmente ponta das raízes, causando um estrago pois a raiz para de crescer alem de ficar uma porta aberta para o ataque de fungos.


Metarex
O combate a essa praga é com lesmecida  que pode ser molhado e é biodegradavel, e basta o caracol ou a lesma tocar para morrer envenenado. Iscas de chuchu e cerveja costuma atrai-los mas não acredito que esse combate seja eficaz para acabar de vez com eles do que o lesmecida. Eu tenho hábitos naturais no meu cultivo e não gosto de usar nada muito perigoso em minhas orquideas, pois tenho animais também.






                Oniscidea( tatuzinho  de jardim)

Um inseto de habitos terrestres, frequentemente encontrados em jardins.
Adora ficar debaixo de alguma coisa...rs!!
Então eles adoram um substrato...ainda mais quando se tem comida!! Sua aparência inofensiva mascara um ativo predador de raízes, pois, vivem sempre ocultos sob a proteção do  substrato. Quando constituem pequenas colônias não causam grandes grande estrago, porém, quando proliferam exageradamente por causa do substrato velho, podem causar sérios danos às raízes das plantas devorando-as avidamente.
Quando molestados se enrola unindo suas extremidades ficando com uma forma arredondada como se fossem uma bola tendo o nome popularmente conhecido com “tatuzinho” ou tatuzinho-bola”.
 Vivem escondidos no substratos do vaso de orquídeas, se alimentando das raízes das orquídeas e causando grandes danos. Podem serem  vistos facilmente  mergulhando o vaso em um balde por uns vinte minutos onde os insetos que estiverem no vaso vão sair de dentro do vaso e subir em cima da planta fugindo de ficar debaixo dagua!
 Nesse momento é a melhor hora de combate-los  fazendo uma catação manual a medida que forem subindo para fugir do alagamento... 
O problema começa sempre pelo substrato sem esterilização que se usa para replantar as orquideas,ou então as plantas que vem de orquidários e exposições, onde não é feito a quarentena da nova planta para observar se não tem nenhum problema ou praga antes de colocar perto das outras.


          
           fitonematóides ou nematóides parasitas de plantas



Nematoides causam estragos que, a curto ou longo prazo, levam a planta à morte. A reação contra os nematoides varia de planta para planta. Ela pode até não morrer, se as condições lhe forem favoráveis, mas ficará raquítica e não dará flores.
Segundo os especialistas, existem cerca de 5.000 espécies de nematoides parasitas de plantas. O mais comum em orquídeas tem aspecto de lombriga, cor branca translucida e tamanho da ordem de décimos de mm e quando colocados sobre uma lâmina de um microscópio de baixo aumento com uma gota d’água, serpenteiam, como minhocas. Outros têm anéis e se movem se esticando e se encolhendo, como lagartas.
Eles atacam qualquer parte da planta, mas, em geral, iniciam seu ataque pelas raízes que começam a apodrecer... 
Atacando  as raízes das plantas deixam a porta aberta para o ataque de fungos e bactérias, onde na maioria das vezes, o cultivador só percebe que as raízes estão apodrecidas quando a planta está amarelando as folhas.

Esta podridão é distinguível da podridão negra (causada pelo fungo Pythium), porque o ataque do nematoide é somente nas raizes. 
O oleo de neem pode ser usado para combate de forma mais natural aos nematoides.
Vantagens do Óleo de Neem:
- Mundialmente aprovado para uso na agricultura e pecuária orgânica.
- Não tóxico para o homem e animais domésticos.
- Totalmente biodegradável sendo eliminado no meio ambiente em poucos dias.
- Usado no controle de mais de 418 tipos de insetos.
- Nematicida, reduz a população de nematóides fitófagos.
- Bactericida, inibe o crescimento de algumas espécies de bactérias.



                                         










                                               Fungus gnatis(Bradysia spp.)








É uma praga que ataca as orquídeas ainda quando é apenas larva. O termo fungus gnats é utilizado porque esse inseto normalmente se alimenta de fungos encontrados no solo. Os adultos são mosquinhas de pouco mais de 2 mm, que possuem asas escuras e antenas longas. Esses insetos possuem dificuldade em voar, permanecendo próximas dos substratos ou bancadas das casas de vegetação. Água demais num substrato pouco drenado. Esse ambiente é tudo o que as fêmeas do inseto procuram como incubadora para seus ovos.  Cada fêmea coloca cerca de 150 ovos no substrato, entre 3 e 4 dias eclodem as larvas, que são delgadas com a cabeça preta e corpo liso semi-transparente revelando o conteúdo do trato digestivo. O 
desenvolvimento dessas larvas é de aproximadamente 14 dias. Durante esse período além do dano direto nas raízes o ataque desse inseto pode deixar as mudas mais vulneráveis a doenças, pois abre buracos e galerias nas raízes da planta. 
As moscas adultas também podem causar prejuízos  atuando na disseminação de fungos fitopatogênos na plantas. Um problema relacionado a essa praga é que os sintomas de seu ataque normalmente são confundidos com a ocorrência de doenças, o que dificulta o diagnostico.
O oleo de neem pode ser usado para combate de forma mais natural aos fungus gnatis.






Vantagens do Óleo de Neem:


- Mundialmente aprovado para uso na agricultura e pecuária orgânica.
- Não tóxico para o homem e animais domésticos.
- Totalmente biodegradável sendo eliminado no meio ambiente em poucos dias.
- Usado no controle de mais de 418 tipos de insetos.
- Nematicida, reduz a população das larvas do mosquito que se alimentam das raizes.
- Bactericida, inibe o crescimento de algumas espécies de bactérias.


                                           

                                               


                                          Pulgão(afídeo)




Os pulgões são insetos sugadores capazes de se multiplicar rapidamente. 

Eles se alimentam da seiva das plantas, perfurando os vasos condutores.

 Além dos prejuízos diretos, os pulgões ainda são transmissores de doenças entre as plantas e favorecem o surgimento de fungos. 


Seu ciclo reprodutivo é bastante interessante, sendo que nos meses mais quentes do ano as fêmeas produzem outras fêmeas partenogeneticamente, isto é, sem fecundação e de maneira vivípara. Os pulgões podem apresentar diversas cores, de acordo com a espécie, entre o marrom, o verde, o amarelo, o vermelho, o cinza e o preto. Os principais predadores naturais dos pulgões são as joaninhas, besouros e vespas, mas há inúmeros outros animais capazes de predá-los. Algumas espécies de formigas utilizam o que os pulgões excretam e por este motivo protegem-nas dos predadores.O combate do pulgão é feito de forma natural com a catação manual , limpeza com escova de dentes e
morte dos individuos, e aplicações de oleo de neem. 


                                    
                                  
                                         
                                       

                                             tripes(Thysanoptera)






Tripes é constituída por mais de 5000 espécies. Devido ao tamanho diminuto do seu corpo (0,5 a 10 mm), eles são difíceis de serem vistos e, quando encontrados, sua identificação é complicada.
O modo de alimentação dos tripes é do tipo raspador-sugador. O aparato de alimentação é especial, consistindo de uma mandíbula e duas maxilas, formando um estilete alongado. Larvas 
e adultos usam a mesma técnica de furar e sugar para a sua alimentação. A mandíbula abre um buraco através do qual os estiletes mandibulares penetram na célula. O processo de alimentação dos tripes resulta em uma série de sintomas: prateamento (resultado da entrada de ar nas células vazias), pequenos ferimentos no tecido afetado e desenvolvimento de tecido endurecido em alguns frutos. Os tripes ovipositam em tecido jovem de folhas, caule, flores e frutos. O ciclo de vida dos insetos é composto de ovo, duas fases larvais, duas fases de pupa e o adulto. O oleo de neem e iscas de cola de cor azul matam os adultos, sendo que o oleo de neem mata os ovos.



O óleo de neem  é um produto que se usado de forma preventiva a médio e longo prazo vai fornecer a orquidea um ambiente controlado onde pragas não vão prejudicar as plantas!!!
Quando se usa um produto como esse deve ser seguido a risca as instruções de uso, sob pena de perder o efeito desejado ou intoxicação da planta.



                       



                                               






                                              ACAROS




acaro-imagem aumentada 






Vários ácaros são relatados atacando orquídeas porém, o de maior frequência é o Tetranychus urticae conhecido também como ácaro rajado ou ainda ácaro de teia.
 Mede 0,5 mm de comprimento e frequentemente as fêmeas apresentam dois pares de manchas escuras no dorso.
 Formam colônias compactas na página inferior das folhas e recobertas com grande quantidade de teias.Preferem tempo quente e seco. ocasionam clorose e/ou prateamento foliar sendo que altas infestações podem ocasionar morte da planta.
O aumento da umidade ajuda a combater essa praga.
folha de phalaenopsis atacada por acaro
 Ácaros são favorecidos pelo tempo seco e quente, por isso o combate a essa praga começa com o aumento da umidade dificultando a vida do inseto.
A outra ação mais natural de combate é feita pelo óleo de neem, natural, extraído de uma árvore, o neem é usado no controle de mais de 418 tipos de insetos!!! 



                              




                        

Comentários