TIPOS DE VASOS PARA ORQUÍDEA. COMO ESCOLHER CERTO!


A floração dessa planta foi plena e a escolha do vaso foi fundamental
 para o desenvolvimento das raizes e dos bulbos que sustentam as flores!
Quando nos deparamos com a beleza de uma orquídea alguns detalhes são sempre observados como por exemplo as flores e a parte vegetal não é mesmo?




                              

                            Mas e o vaso e o substrato?
O vaso e o substrato são os responsáveis pela saúde das raízes de uma orquídea e por esse motivo também podem ser vilões se por exemplo apos um período de tempo não houver manutenção como um replantio e troca do substrato a medida que ficar velho.
 Atualmente as orquídeas que são vendidas comercialmente na sua grande maioria vem acondicionada em recipientes próprios para o cultivo em escala comercial dentro de ambiente controlado como uma estufa. Por esse motivo devem ser sempre avaliados se são a melhor opção para serem usados no cultivo domestico visto que muitas vezes o substrato e o vaso da planta comprada não tem o mesmo desempenho na aeração e na secagem naquele novo ambiente para que as raízes continuem saudáveis.
Vaso de garrafa pet com reservatório 
 É muito importante definir qual o melhor tipo de vaso para se cultivar as orquídeas no ambiente da sua casa, pois é o recipiente onde vão crescer e ficar as raízes que são responsáveis por quase toda a captação de nutrientes e água! 
Alem disso as raízes também são responsáveis pela fixação da planta,  e uma planta solta ou sem raízes acaba não florescendo e tem muita dificuldade de vegetar.
  Na nossa casa dificilmente temos o ambiente correto para o cultivo e o mais certo para quem realmente quer ter sucesso com as orquídeas é criar esse local especialmente para elas.
 Em outros textos desse blog eu escrevo mais sobre maneiras de criar um bom ambiente para as orquídeas definindo três pontos: luz correta, umidade ambiente e ventilação. Neste texto eu vou abordar um outro item que deve ser definido por quem cultiva, em comunhão com esses três fatores citados sobre o local de cultivo que são os tipos de vasos que vão ser usados! Atualmente existe uma grande variedade de opções onde a variedade se estende até a recipientes usados para outros fins como por exemplo um cesto de prendedores de roupa de plastico, que já vi sendo usado para acomodar uma Vanda! Entre os tipos mais comuns de vasos para orquídeas, existe os que secam mais rápido enquanto outro mais lentamente, por isso é bom conhecer quais as características de cada um para descobrir qual vai ser o melhor para usar no seu ambiente!  






Para a escolha do vaso certo para sua planta saiba que o item beleza importa, mas é o menos relevante para a saúde da planta.  Aproveito para lembrar que muitos orquidófilos como eu também procuram estar reaproveitando embalagens para transformar em vasos, o que alem de original mostra respeito pela natureza. Alem disso muitas vezes criar um recipiente próprio pode solucionar a dificuldade de cultivo de determinada planta em nosso ambiente! Veja os exemplos abaixo:


Suporte de sirene de alarme
Embalagem plástica de supermercado. plantio de Catasetum.

Embalagem de bolo
Garrafa pet



   Observem que a criatividade no cultivo de orquídeas sempre é muito aproveitada e para poder definir qual o melhor tipo ou quais os melhores tipos que podemos usar nas nossas plantas devemos observar seguir TRÊS PASSOS PRINCIPAIS:

1-Primeiro devemos eleger o material do vaso usado. Para a escolha do mais apropriado deve ser levado em conta a necessidade  de umidade para as raízes da espécie de orquídea a ser plantada nele.
Os que são mais comumente usados pelos orquidófilos são os de cerâmica com furos, que permitem maior ventilação e tem uma secagem bem mais rápida que os de plastico, alem disso os vasos cerâmicos em ambientes úmidos são os ideais para a grande maioria das especies de orquídea vegetarem com saúde. A porosidade auxilia na ventilação mantendo a umidade para as raízes sem encharcamento. 


O vaso menor ajuda a
mantém a planta firme. Alem de ter
uma secagem mais rapida.
 2-Depois de definido o material do vaso devemos pensar no tamanho de vaso que vamos usar observando a compatibilidade do vaso em relação ao porte do exemplar, verificando se o vaso é mesmo o mais indicado para a planta em questão. Se ele é muito pequeno ou se ele é muito grande. O que mais prejudica uma orquídea é com certeza utilizar um vaso grande demais comparado com o tamanho da planta.
Na maioria das espécie de orquídeas o crescimento é lento se comparado a outros tipos de plantas e de nada adianta um vaso muito grande , pois atrapalha muito a secagem do substrato e consequentemente atrapalha as raízes da planta também. Sem contar que o uso de vasos grandes também vai exigir que se tenha espaços maiores para o orquidário. Alem disso os vaso maiores acabam servindo também de moradia para formigueiros e outras pragas que adoram as raízes das orquídeas como lesmas caracóis e larvas de mosquitinhos. Para que isso não ocorra existe uma regra que uso para definir o tamanho do vaso que dá certo na hora da escolha:
Replante feito deixando a frente da 
planta livre para o crescimento.
O tempo medio de durabilidade do 
substrato novo é dois anos que acaba 
coincidindo com a necessidade de
 replantio, pois até lá a planta que tem
crescimento simpodial deverá estar
"saindo" pela borda do vaso.
Ao colocar a traseira da planta encostada numa das bordas fique sobrando no máximo três dedos de distancia na frente da planta para chegar a outra borda. Dessa forma alem de ter espaço para crescer dentro do vaso a secagem do substrato não vai prejudicar as raízes.  
Então se o replantio for feito usando o tamanho do vaso certo o crescimento da planta se mostrará saudável e o substrato manterá suas características saudáveis pelo tempo que a planta permanecer nele. Normalmente nesse mesmo tempo a planta alcança a outra borda do vaso mostrando a necessidade de um novo replante.
3-O terceiro passo é a escolha do substrato que vai ser usado junto com o vaso. É fundamental que esse substrato respeite as necessidades do exemplar cultivado e entre em equilíbrio com o tipo do vaso escolhido, mantendo a umidade necessária e também permitindo a aeração para as raízes. 
De nada adianta usar o melhor tipo de vaso se o substrato não é o adequado a espécie daquela orquídea que se vai replantar, pois acaba prejudicando a planta a enraizar e vegetar com saúde.
 As orquídeas são plantas muito adaptáveis, mas de crescimento lento, por isso é necessário sempre se certificar  que o vaso escolhido para a planta é o mais acertado. Em caso de erro nas escolhas a recuperação da planta também será lenta e mais difícil.
Apos dois meses já é possivel ver
a planta emitindo novas raizes.

Bom até aqui já deu pra entender como podemos acertar na escolha do melhor tipo de vaso para as nossas plantas se observarmos as características de cada espécie.
 As orquídeas como eu disse acima são plantas que pelo modo como vivem na natureza conseguem se adaptar com mais facilidade e praticamente todas as espécies podem ser cultivadas em recipientes plásticos, cerâmicos e de madeira. O que deve ser levado em conta quando a planta não vai bem em determinado tipo de vaso é que muitas vezes o vaso é que não é compatível com o ambiente que a pessoa tem na casa dela.

Por isso a regra principal que vai definir realmente qual é o melhor tipo de vaso para se cultivar orquídeas é antes de mais nada avaliar o ambiente e a necessidade de umidade para as raízes que você tem no espaço onde cultiva suas plantas! Se tem duvida sobre qual vaso usar, mas sabe o nome da espécie da orquidea, pode pesquisar sobre a planta observando fotos no google e ver os tipos de vaso que são mais usados para cultiva-la.
 Tambem pode descobrir sobre o habitat e quais as características do clima. Esse conjunto de ações e observações são o que fazem a diferença para escolher certo!
Confira a característica de alguns dos modelos de vasos fabricados e mais usados hoje em dia:





1-Vaso plástico vazado-Esse tipo de vaso aparece em diversos formatos e tamanhos e foi desenvolvido especialmente para o cultivo comercial de vandaceas. Serve como suporte para planta e as raizes ficam aéreas para fora do vaso como normalmente as vandaceas estão acostumadas na natureza. Usando a criatividade também pode ser usado para espécies que emitem flores para baixo, como exemplo a Stanhopea e tambem ser usado para qualquer espécie de orquídea que necessite de grande aeração nas raízes. Eu por exemplo tenho uma especie de dendrobium sendo cultivada assim e está dando certo! 



2-Vaso plastico- Os vasos plásticos pretos são usados em larga escala também para a produção comercial de orquídeas. Possui custo barato e é leve e versátil, servindo para milhares de espécies de orquídeas e plantas em geral. Para se usar ele no cultivo de orquídeas em casa é imprescindível redobrar a atenção quanto ao excesso de umidade, pois retém a água de rega por mais tempo podendo permanecer úmido por dias e para os desavisados é a principal causa de apodrecimento de raízes. 
 Neste tipo de vaso é muito comum o substrato secar na parte de cima do vaso enquanto que no fundo ainda continua úmido. A dica neste caso é verificar, então antes de regar novamente afaste um pouco do substrato  para ver se está umido ainda, ou ainda com um palito de madeira verifique a umidade no fundo do vaso. A rega nesses tipos de vaso é mais espaçada esperando secar entre as regas. 
Nos replantes que fazemos em nossa casa é importantíssimo fazer um dreno no fundo do vaso para que o excesso de agua escoa e não acumile. Para isso pode ser usado pedras , isopor, argila expandida, caco de telha, etc. desde que seja material duro e sem deterioração. 
Uma dica que utilizo muito para algumas espécies de raizes mais sensiveis é fazer furos na lateral do vaso tambem aumentando a aeração. Como a rega em casa é frequente no verão não atrapalha a secagem!


 3-Vaso cerâmicoOs tipos de vasos cerâmicos mais usados pelos orquidófilos são fabricados sem impermeabilização e em vários tamanhos e formas. Devem ser escolhidos conforme o tamanho da planta. Atualmente os vasos de cerâmica são de longe os mais usados em orquidários com a umidade ambiente elevada pois secam mais rápido devido a sua porosidade e possuem furos grandes em toda sua volta que ventilam as raizes.  Para as espécie de orquídea que necessitam que as raízes sequem após a rega o indicado são os vasos cerâmicos rasos, e quanto maior for o porte da planta os vasos cerâmicos mais fundos são os indicados.


4-Cachepô de madeira-
Os cachepôs podem ser usados praticamente por todas as espécies epífitas inclusive Vandas.
 É um tipo de vaso para orquídeas que permite total aeração para as raízes alem de servir de tutor para que as raízes se fixem. Pode ser usado com ou sem substrato. Caso se opte por usar substrato escolha os mais duraveis como pedaços de madeira durável como a peroba, pois quanto mais tempo durar o substrato, mais tempo demora a ser feito o replante. O ponto negativo do cachepo é que no replante é mais comum se perderem raizes que estiverem grudadas nele. Os cachepôs podem ser confeccionados em casa, inclusive é possível encontrar videos que explicam como fazer na internet. As madeiras usadas na confecção dos cachepôs devem ser de boa qualidade e resistentes ao tempo e a umidade.



5-O vaso plástico transparente- tem as mesmas características do vaso plastico comum, mas com transparência para que as raízes da planta absorvam a luz. É usado em larga escala para o cultivo comercial de espécie Phalaenopsis, mas pode ser adaptado para muitas outras espécies de orquídeas pois conserva a umidade por mais tempo e permite a entrada da luz, alem de facilitar a visualização do interior do vaso e das raizes!



 6-pote plástico transparente- 
 normalmente usado para outros fins no cultivo de orquídeas é muito usado para o cultivo especifico de algumas espécie com as catasetineas, pois como não possui furos, é possível desenvolver um reservatório de água fazendo apenas um furo na lateral do vaso. Onde vai ficar o reservatório no fundo do pote pode ser usado isopor(que ainda não possui reciclagem), alem de pedras, cacos ou qualquer material que seja resistente a água para separar o reservatório do substrato.Também pode ser usado para o plantio de outras espécies de orquídea que necessitem de maior umidade para as raizes.



7-Cascas de arvore, toquinhos, troncos de madeira- 
São tutores que funcionam como vaso e substrato ao mesmo tempo. Os melhores e mais indicados são provenientes de madeiras nobres que possuem pouco ou nenhum tanino, pois essa substancia prejudica o enraizamento fazendo a planta entrar em colapso. Podem ser na forma de cascas como a casca de peroba, toquinhos ou troncos de sansão do campo, café, abiu, praticamente todas as frutíferas entre outras, desde que possua rugosidade que favorece o enraizamento. 
A vantagem é que a planta se sente como no habitat e a desvantagem na minha opinião é a exigência maior de umidade no ar e regas frequentes. Indicado para o cultivo de especies que não se adaptam a vasos da mesma forma que outras como a Cattleya schilleriana, aclandiae, entre outras. Eu gosto muito dessa modalidade de plantio e inclusive utilizo junto com vasos cerâmicos como na foto do exemplo ao lado.



8- pau de barro-    
É um tipo de recipiente cerâmico em forma de cone que tem seu interior oco para que seja preenchido com água, inclusive pode ser água com adubo já dissolvido. 
A planta é amarrada no lado externo onde existem ranhuras simulando um tronco de árvore e assim aos poucos a planta vai absorvendo a umidade e os nutrientes. É amplamente usado para o cultivo de micro e mini orquídeas que necessitem de umidade constante. Tambem é ótimo para recuperar uma planta que esteja com dificuldades de vegetar devido ao ambiente seco. 


Existem muitas outras opções de vasos e adaptações que podem ser feitas com outros tipos de recipientes. O que vale na hora da escolha é pensar no melhor para as plantas, pois dessa forma minimizamos as dificuldades de se cultivar orquídeas. Espero que tenham gostado das informações. O intuito é sempre de facilitar o aprendizado pois o melhor de se cultivar orquídeas é a transformação positiva que elas trazem para a nossa vida! Trabalham a nossa ansiedade e melhoram a nossa observação alem de nos ensinar a conviver em grupo e se inserir na sociedade de uma forma benéfica a nos mesmos e aos outros. Abaixo coloquei mais algumas dicas que uso no meu cultivo! Um forte abraço a todos!




 # Sempre que for iniciar uma coleção procure utilizar o mesmo tipo de vaso e o mesmo tipo de substrato para todas as plantas pois fazendo isso o cultivador, terá um cultivo mais homogênio onde a rega pode ser igual para todas as plantas evitando que uma fique mais encharcada que outra. 

 # O substrato que for utilizado pode ser misturado a outros com características mistas para permitir aeração, firmeza e reter nutrientes da adubação. Eu gosto muito de utilizar no vaso plastico a casca de pinus misturada ao carvão vegetal e o pedrisco de rio e no vaso cerâmico a casca de pinus com carvão vegetal, mais o musgo sfagno por cima do substrato para melhorar a umidade.(foto ao lado) 
Durante o inverno esse musgo que fica por cima é descartado e próximo ao verão com o aumento da temperatura volto a colocar.
 O musgo de rio tem ótimo PH e favorece o enraizamento. Como durante o verão muitas plantas emitem raízes o musgo melhora muito o cultivo.


#Manter o ambiente úmido é essencial para o sucesso com os vasos cerâmicos. Para isso vai exigir mais dedicação e criatividade, como colocar uma fonte de água ou até mesmo criar um laguinho para que essa umidade se faça presente!

# A escolha do vaso plastico para cultivar permite fornecer grande umidade para as raízes, mas de nada adianta usar um substrato muito absorvente e que demore a secar, pois a chance de acontecer um desequilíbrio e apodrecimento das raizes é bem maior.
Nessa opção de plantio muitos cultivadores utilizam pedras e pedaços de madeira dura e pouco absorvente.
 #Uma grande parte das Cattleyas preferem vasos cerâmicos.

 #Os vasos em formato de cuia, são os mais usados para Coelogyne.

# Os pratinhos de plasticos, aqueles são usados para ficar embaixo de vasos podem ser usados para o cultivo de bulbophilum com sucesso pois a umidade é melhor e a aeração tambem, alem de terem um tamanho ideal pelo tipo de crescimento dos bulbophilum.



"A vida pode e deve ser mais feliz se houverem flores"



Comentários