OS INSETOS DO BEM-CONHEÇA OS PARCEIROS DAS ORQUIDEAS!




Joaninha se alimentando de um pulgão
Quando se inicia no cultivo de orquídeas, a grande maioria das pessoas tem experiências desastrosas envolvendo insetos. Acabam conhecendo primeiro os vilões que atacam as plantas. Esses insetos considerados vilões, se alimentam das orquídeas deixando lesões que são “portas” de entrada para que os fungos oportunistas ataquem as orquídeas. Isso é muito comum quando algo no cultivo esta deixando a desejar ou quando o ambiente não está adaptada para o cultivo das orquídeas. Quando se observa esse tipo de situação acontecendo é como se fosse um aviso ao cultivador de que algo está errado. Os motivos mais comuns para que esse tipo de situação aconteça estão relacionados ao clima do lugar de cultivo e a adubação ineficiente, pois esses são os fatores essenciais para que qualquer espécie de orquídeas possa se adaptar e vegetar com qualidade. 
Borboleta-Polinizadora; Grilo- pode se alimentar da
própria planta ou de outros insetos.
Em meio natural tudo vive em harmonia!

Os insetos em sua grande maioria estão inseridos na natureza, vivendo de forma sustentável promovendo o equilíbrio no meio. São eles que interagem com as plantas de forma positiva ou negativa. Se você está tendo um problema com pragas, você provavelmente tem um desequilíbrio, ou no ambiente que pode estar inadequado ou por falta de nutrientes através da adubação
Se uma orquídea está num lugar que não recebe as suas necessidades de temperatura, de umidade, de ventilação, de luz e de adubação, dificilmente vai bem e podem ficar um longo tempo tentando se adaptar, gastando energia e ficando cada vez mais fraca. 
Lesma- praga mais voraz que o caracol, considerada
 uma glutona, comendo brotos, raizes e botões primeiro,
sendo um terror dos orquidáfilos
mas essencial na natureza vivendo em baixo faz a reciclagem
vegetal
Insetos como cochonilhas, pulgões, lesmas, tripés, ácaros, são alguns exemplos de insetos que atacam as plantas debilitadas para se alimentar e depositar seus ovos. Em ambiente natural, é comum existir um equilíbrio, pois além desses insetos que são consideradas verdadeiras pragas existem também os insetos considerados do "bem", e a sua presença acaba ajudando, já que são predadores e se alimentam das pragas que atacam as plantas. São muito vorazes para se alimentar. Pulverização de venenos e pesticidas indiscriminadamente é a pior coisa que você pode fazer para suas plantas pois  além de matar as pragas mata os seus predadores naturais.
Na agricultura moderna tem-se usado cada vez mais o controle biológico como meio de acabar com pragas que infestam as plantações. O uso de pesticidas químicos não tem tido tanta eficácia contra determinadas pragas da agricultura como a tripés por exemplo. 


 Vamos conhecer alguns dos insetos do bem:

JOANINHA

Espécies de joaninha- predadoras naturais de insetos sugadores de plantas

A joaninha, de larva a fase adulta passa por metamorfose antese suas cores chamativas funcionam como uma proteção indicando aos inimigos que pode ser toxica. Muito voraz para se alimentar uma unica joaninha pode comer mais de 50 pulgões em um unico dia...
 
TESOURINHA
 
Tesourinha(dermáptero)- predador natural de insetos sugadores

Os dermápteros são insetos predadores conhecidos popularmente por tesourinhas, Os dermápteros, em virtude do seu comportamento alimentar diversificado, vêm se destacando como importantes agente de controle biológico, pois apresentam uma alta voracidade e uma alta capacidade de ataque sobre várias espécies de insetos que são considerados pragas, principalmente de ovos, larvas e lagartas.

VESPAS
VespaAphidius ervi- parasita os pulgões colocando um ovo dentro do seu corpo.
-www.alexanderwild.com
Essa espécie de vespa é um importante inseto usado no controle biológico de infestações de pulgões na agricultura e em estufas. As fêmeas colocam um ovo dentro dos pulgões e as larvas ao nascerem se alimentam do inseto a partir de dentro levando a morte e transformando-o em uma múmia. Quando atinge a idade adulta a vespa sai para fora da carcaça do pulgão múmia.


FORMIGAS
Formigueiro e orquideas enraizadas nele, no tronco de uma árvore.
-www.alexanderwild.com.


Formigueiro suspenso
-www.alexanderwild.com

As formigas não prejudicam o meio, apenas o equilibram e vivem dele. Podem acelerar a morte de uma planta ou apenas defende-la vivendo em parceria. O gênero Azteca é um grupo de formigas composto por mais de cem espécies diferentes.Elas são conhecidas pelos nomes de formiga-asteca ou formiga-da-embaúba. São formigas pequenas, normalmente de coloração preta ou marrom, muito agressivas e com picada bastante dolorida. 
São formigas abundantes em habitats de baixa altitude do México à Argentina passando por toda a Amazônia , habitando o interior de troncos e galhos ocos da árvore embaúba, e nas copas das árvores altas na floresta formando formigueiros suspensos, onde orquídeas e outras plantas epífitas germinam e vivem em parceria com elas, enraizando praticamente dentro do formigueiro. 
A formiga defende estas plantas de predadores e em "troca" a planta fornece um tipo de alimento para elas através de gotículas adocicadas que emergem das axilas das folhas e dos botões florais. As formigas de modo geral representam hoje mais de 30% de todo o peso animal das florestas.
 Elas exploram todas as partes do meio e na Amazônia são as que mais consomem vegetação, fazendo um trabalho de sustentabilidade da floresta, transformando e acelerando a volta dos nutrientes para o meio ambiente.
Formigas entre as raizes da planta
-www.alexanderwild.com
São as formigas também que cuidam de pulgões  e cochonilhas, pois esses insetos enquanto sugam a planta excretam uma substancia denominada a “melada”  a formiga coleta essa substancia usando-a  para sua sobrevivência, quando a planta não fornece o alimento.
 Por isso a formiga se torna um regulador do meio em que vive diferente de ser inseto ruim para as plantas. O que geralmente acontece é que em locais desequilibrados onde as plantas não conseguem se adaptar ou não recebem nutrição adequada, as formigas tendem a ser prejudiciais, pois as plantas acabam não fornecendo as gotículas de seu néctar para a formiga e então ela acaba colocando os “sugadores” para consegui-la!
 Em ambientes adequados onde as plantas vegetam com qualidade e recebem nutrição completa as formigas passam a ser aliadas protegendo as plantas de ataques de outros insetos, como besouros, lagartas, grilos, etc. 
Caso exista um excesso de formigas em meio as plantas e elas estejam atrapalhando o seu cultivo, utilize a calda de pimenta(uma mão cheia batida com agua e depois coada) diluída com agua, para espanta-las. Elas vão sentir o ardor e sair da planta. A calda só é prejudicial aos insetos. A nossa pele, mucosas e olhos devem ser protegidos da névoa durante a aplicação, sob risco de "arder as partes"(não digam que não avisei...) Não faz mal as plantas pois é natural, mas muito eficaz. Cravos também podem ser colocados nos vasos que inibem um pouco o transito das formigas que não gostam da especiaria. (Descobri também que o cravo espanta os gatos das plantas! eles não gostam do cheiro...)


INSETOS POLINIZADORES


Os insetos polinizadores são os que mais se relacionam beneficamente com as orquideas pois fazem o nobre trabalho de transportar o pólen de uma flor para outra beneficiando a proliferação das espécies. 
Algumas espécies de plantas são generalistas, ou seja, apresentam flores preparadas para ser polinizadas por qualquer tipo de inseto polinizador, assim como há insetos polinizadores capazes de recolher recursos da maior parte das flores das plantas.

A relação entre polinizador e planta também  pode alcançar níveis de especificidade surpreendentes. Relações muito específicas podem ser observadas em orquídeas, que possuem polinizadores especificos para cada espécie.
Vespas, moscas, borboletas, mariposas, besouros e até mesmo formigas, e vários outros insetos e também animais, são muito importantes no meio ambiente e para nos seres humanos que nos alimentamos das plantações polinizadas por esses nobres insetos.  
Vespas atraídas pela flor de orquídea que imita inseto

 Por isso o melhor cultivo é aquele que fornece tudo que as orquideas precisam para vegetar com qualidade de forma mais natural possível pois a aplicação de venenos acaba enfraquecendo o meio e deixando as plantas mais vulneráveis a ataques de insetos nocivos. 
A natureza é sabia e equilibrada e quanto mais simples for o cultivo domestico, maiores as chances de correr tudo bem. O cultivador deve dar atenção especial a  nutrição das plantas, pois é tema prioritário para quem quer obter sucesso com as orquideas. No mais é observar e se maravilhar com esse novo mundo a descobrir!

























Comentários