ONCIDIUM- PEQUENAS E PERFUMADAS DAS AMERICAS



Oncidium Sweet sugar
Este é um gênero que me encanta, pois suas flores são em grande quantidade na maioria das espécies, de tamanhos variados, enchendo os olhos de quem observa com cores quentes e iluminadas!
Oncidium flexuosum
A cor das flores das espécies de  Oncidium remetem a um amarelo intenso e se estende praticamente por todos os seus representantes, mas existem também espécies de flores róseas, brancas, verdes, alaranjados e castanhas, alem de variações de amarelo mesclado com marrom de vários tons.
O gênero foi definido em meados de 1800 pelo botânico sueco Olof Swartz. O Oncidium é uma orquídea das Américas e com uma variação de espécies que pode chegar a mais de Mil, distribuído desde a América Andina, alguns locais do Estados Unidos, também no México e chegando até o final da América do sul, passando pelo Brasil, onde vegetam muitas espécies.
Oncidium varicosum albo
 No Brasil o Oncidium vegeta em maior quantidade na mata atlântica, no Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas também é encontrado em muitos outros estados, pois seu modo de vegetar mais espalhado que outras espécies ajuda na propagação. 
Além disso a espécie Oncidium também possui exemplares com hábitos epífitas, rupícolas e terrestres, vegetando em uma faixa climática ampla o que facilita muito a sua ocupação nos habitats de mata atlântica, altitude e de cerrado que são bastante encontrados aqui no Brasil embora o desmatamento tenha diminuído esse espaço ao longo dos anos. 
Oncidium varicosum var. Baldin
No Brasil acredita-se haver mais de cento e vinte espécies, muitas ainda não catalogadas e ainda em estudo. Isto porque no começo o gênero Oncidium por ser  muito variável, era a escolha perfeita para botânicos incluírem espécies recém descobertas sobre as quais não estavam muito seguros da classificação. 
Assim como diversos outros grandes e antigos gêneros de orquídeas o gênero Oncidium ficou grande e mal definido. As espécies Maxillaria, Pleurothallis, Masdevallia, Bulbophyllum e Dendrobium inflaram como o Oncidium até conterem mais de mil espécies, algumas chegaram a mais de duas mil, subdivididos em dezenas de subgêneros e *alliances muitas vezes também mal definidos.
 *Alliance(nome escolhido por autores que informalmente agrupam espécies em conjuntos sem que descrevam esses grupos segundos as normas botânicas de publicação).


A principal característica deste gênero é a presença de um calo situado na base do labelo da flor, e que dá origem ao nome da espécie. 
O cultivo de oncidium é relativamente fácil, desde que se conheça sua forma de vegetar nos habitats e por isso não existe uma regra padrão para todas as espécies. O ideal é sempre sabendo o nome da espécie, pesquisar sobre seu habitat e tentar imitar o cultivo para se obter mais sucesso.
A espécie Oncidium na sua maioria prefere umidade alta no fim do dia até o amanhecer, mas vegeta durante o dia com temperatura elevada e tempo mais seco, se adaptando a uma alternância de secura e umidade. 
No habitat existem nevoas noturnas que propiciam hidratação a espécie.
Oncidium Sharry Baby
O detalhe que as vezes atrapalha o cultivo em vaso é que a espécie tem raízes finas e fáceis de apodrecer se forem abafadas com substrato úmido. Prefira cultivar a espécie com raízes expostas ou com substrato bem poroso e ventilado. 
  O que dá mais certo é cultivar Oncidium em placas de madeira, ou galhos de arvore, mas certifique-se que a madeira é compatível, pois algumas contem excesso de substancias que queimam as raízes.As espécies hibridas aceitam melhor o cultivo em vaso do que as espécies naturais.
 Para imitar a umidade que a espécie tem no habitat, prefira vaporizar água sempre no final do dia e de manhã bem cedo, pois assim se pode imitar a nevoa úmida que a especie aprecia, alternando noites úmidas e dias secos!



Oncidium kunine













BOM CULTIVO!!!


Comentários